IPTU Digital atende três zonas territoriais em janeiro

Primeira etapa do novo sistema, que já entrou em prática, atende as regiões do Centro, Astúrias, Guaiúba e Vicente de Carvalho. Imóveis não receberão carnês impressos, antes enviados pelos Correios. Em janeiro, as regiões do Centro, Astúrias, Guaiúba e Vicente de Carvalho vão poder acessar seus carnês de IPTU (Imposto Predial e territorial Urbano) pela internet.

A Prefeitura de Guarujá disponibilizou este mês o IPTU Digital 2021, que possibilitará ao contribuinte entrar no site da Prefeitura de Guarujá e acessar seus carnês, antes enviados pelos Correios. O pagamento do imposto poderá ser feito por qualquer meio eletrônico, usando o código de barras do boleto. Se preferir, poderá imprimir a guia e realizar o pagamento em qualquer agência bancária, dentro da data de vencimento. O contribuinte também tem a opção de pagar o valor do tributo em débito automático.A digitalização do IPTU foi implantada com foco na economia de gastos, visando diminuir a quantidade de carnês impressos, além de ser um modo mais moderno e eficiente.

Com o novo sistema nessas três zonas territoriais, a Prefeitura deixará de enviar pelos Correios pouco mais de 37 mil carnês, economizando para os cofres públicos cerca de R$ 400 mil.A Prefeitura tem como meta a digitalização de todo o lançamento do IPTU em 2022, como já é feito para a cobrança do mobiliário fiscal. Atualmente são 119 mil lançamentos, que geram uma grande despesa entre impressão e distribuição de guias.Nesta etapa, três áreas geográficas serão atendidas: a Zona 0 (Centro, Vila Maia), Zona 1 (Jardim e Parque Guaiúba, Jardim Astúrias, Jardim Las Palmas, Loteamento Alexandre Migues Rodrigues, Parque Guarujá, Praia do Tombo, Vila Castelinho, Vila Fortuna, Vila Luiz Antônio, Vila Outeiro e Vila Alzira) e Zona 5 (Vicente de Carvalho: Jardim Santense, Jardim Enguaguassu, Pae Cará, Vila Cunhambebe, Vila Itapema e Vila Alice).Acesso à internetPara buscar o carnê na internet é preciso acessar o site www.guaruja.sp.gov.br/iptudigital e entrar no campo de cobranças, clicando na opção ‘IPTU’. O contribuinte deverá digitar o número do cadastro imobiliário do imóvel (encontrado no carnê impresso de 2020 ou de outros exercícios) para ter acesso ao seu carnê digital.

Na tela de cobranças, o munícipe terá acesso às guias eletrônicas do IPTU 2021, que poderá visualizar ou imprimir, optando pelo pagamento em cota única ou parcelado. Nesse caso, também é possível acessar a contribuição voluntária do Bem-Estar-Animal.Postos de atendimentoUma ampla campanha de divulgação vem sendo realizada nas três zonas contempladas pelo IPTU Digital, com afixação de faixas, distribuição de panfletos casa a casa e publicidade, por meio de carro de som.

Um posto volante – uma Van adesivada, percorrerá pontos de grande fluxo de pessoas nos bairros atendidos. Até 10 de janeiro, o veículo fica estacionado no calçadão da Praia de Pitangueiras (Centro), ao lado do Shopping La Plage, tendo em vista que o prazo para pagamento da primeira parcela e cota única do IPTU para a região do Centro vence em 14 de janeiro.

Confira os postos de atendimento ao contribuinte

Paço Raphael Vitiello (Avenida Santos Dumont, 640 – Santo Antônio – sala 11, na Coordenação de Receitas Territoriais; telefone (13) 3308-7000 – Ramais 7655, 7656 e 7657);

– Poupatempo Guarujá (Avenida Castelo Branco, 357 – nas instalações do Parque Itapema Shopping – Vicente de Carvalho);

– Unidade de Atendimento ao Contribuinte (Rua Cunhambebe, 500- Vicente de Carvalho);– Centro de Atendimento ao Contribuinte – Ceacon (Avenida Leomil, 630 – Pitangueiras/Centro);

– Setor de Dívida Ativa (Rua Azuil Loureiro, 691, Santa Rosa)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *