Guarujá amplia em quase 50% o número de vagas ofertadas em creches conveniadas

Neste ano, Guarujá atingiu um patamar expressivo de 48% no número de vagas em creches conveniadas ofertadas pela Prefeitura. O aumento de quase 50% na ampliação de vagas disponibilizadas junto à rede municipal é feito com base no comparativo realizado entre 2017 e 2021.

Em todo o ano de 2017, a Prefeitura disponibilizou 2.379 vagas, que agora em 2021 subiu para 3.524 vagas ofertadas. Guarujá possui hoje 28 creches conveniadas, que representam um investimento de mais de R$ 21.528.845,12 em repasses, cujo montante é repassado pela Prefeitura, conforme o atendimento prestado.

Dessas unidades, o Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neic) Luis Carlos Romazzini, no Morrinhos é a entidade com a maior oferta para este ano: 220 vagas. Administrado pela Casa da Amizade de Guarujá, essa creche, por exemplo, teve um aumento de 37,5% no número de vagas geradas, no comparativo entre os anos de 2017 e 2021. Foram 160 vagas em 2017 e o mesmo número em 2018. Esse dado subiu para 200 no ano de 2019, e um pouco mais no ano passado, com 220 vagas disponibilizadas. 

De acordo com o secretário de Educação de Guarujá, Marcelo Nicolau, os dados mostram o bom trabalho desempenhado pela Administração Municipal desde 2017. “Mesmo em um ano de pandemia conseguimos resultados bastante positivos. Desde o início desta gestão, o prefeito Válter Suman nos incumbiu de que promovêssemos essa ampliação para tentar reduzir, significativamente o déficit de vagas em creches na Cidade. Ainda não atingimos o ideal, mas avançamos muito neste quesito”.

Atendimentos de contraturno Escolar e Educação Especial também cresceram

Outro avanço importante no terceiro setor foi com relação aos convênios estabelecidos pela Prefeitura nos atendimentos voltados especificamente ao contraturno escolar e à área da educação especial. Este seguimento, conforme a Secretaria de Educação alcançou um aumento significativo, de 22,5%, também no comparativo entre 2017 e 2021. A Prefeitura mantém neste ano, convênio com 11 entidades.

No ano de 2017, essas entidades disponibilizaram 892 vagas passando a 950 em 2018. Já em 2019, o total ofertado cresceu chegando a 993 vagas, subindo para 1.093 em 2021. Os investimentos aplicados por meio destes convênios para este ano somam R$ 9.907.709,06.

Entidades destacam parceria com a Prefeitura

A parceria com entidades conveniadas é uma importante alternativa intensificada pela Prefeitura desde 2017 para ampliação de vagas na rede municipal*. Trata-se de uma iniciativa menos burocrática, o gera dá maior celeridade na criação de vagas na rede municipal. “Assim a Administração Municipal consegue dar um retorno muito mais rápido aquela mamãe ou papai, que buscam vaga em creche”, acrescenta Nicolau.  

Sob o ponto de vista das entidades, o convênio com a Prefeitura reflete em uma série de melhorias. A diretora da creche (Neic) Romazzini, Margarete dos Santos Silva, destaca que a parceria é muito importante. “Possibilitou que neste ano a nossa Unidade fosse totalmente reformada e recebesse nova pintura, por exemplo. E ela está ficando linda, por dentro e por fora”.

Com 220 vagas ofertadas neste ano, o Neic atende crianças de 9 meses a 3 anos e 11 meses, em horário integral. A gestão da Unidade é da Casa da Amizade de Guarujá, em uma iniciativa que surgiu a partir de um projeto social do Rotary Club Vicente de Carvalho, em conjunto com a Casa da Amizade.

Margareth conta ainda que, graças ao repasse, é necessário cuidar dos recursos físicos, financeiros e materiais, “além de zelar pelos bens e garantindo que sejam bem utilizados em prol do ensino, visando um ambiente lúdico e acolhedor para nossas crianças”.

Já a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Guarujá (APAAG) no Centro disponibiliza 320 vagas para este ano, o maior volume ofertado com relação às demais entidades. Desde 2017, só essa Unidade criou um total de 1.600 vagas, ou seja, são 320 por ano.

A presidente da instituição, Silene Cavalcante, destaca que o convênio faz diferença na vida dos assistidos. “A Prefeitura é uma parceira e tanto na nossa missão, pois o repasse possibilita o nosso atendimento aos autistas e também aos seus familiares, o que vai ao encontro do objetivo que é de acolher essas pessoas da melhor maneira possível”, comentou ela, cuja entidade tem mais de 20 anos de atuação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *