IDOSA DE 110 ANOS É VACINADA EM GUARUJÁ

Em 15 de abril de 1910 não havia guerras mundiais, nenhum dos quatro atuais grandes clubes de futebol de São Paulo havia sido fundado e o maior medo da população era a passagem do Cometa Halley. Em Queimadas, na Paraíba, nascia Inácia Sousa da Silva, que anos depois deixaria sua cidade natal em direção a Guarujá, onde mora há mais de 70 anos. Depois de superar a pandemia da Gripe Espanhola, deu o primeiro passo para deixar para trás mais uma pandemia, a da covid-19, indo receber a primeira dose da vacina nesta sexta-feira (12).

Eram quase 15 horas quando o carro da vizinha da dona Inácia, Elizabete Alves, chegou ao drive-thru montado em frente à Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25 – Jardim dos Pássaros) para vacinação dos idosos. Na triagem dos documentos, a surpresa. O RG mostrava a data de nascimento da candidata à imunização: 15 de abril de 1910.

“Ela tinha visto que a vacinação começou, mas não tinha ninguém para trazê-la aqui. Hoje minha filha tinha consulta, vi que estava tranquilo, bem organizado e a chamei para vir. Fiquei muito feliz por ela”, disse a vizinha e amiga – também chamada de filha por dona Inácia –, Elizabete.

A memória já não é a mesma, mas a idosa, que já viveu em dois séculos, recorda que chegou em Guarujá com o marido poucos anos após a emancipação político-administrativa da Cidade, trazendo três filhos, dois homens e uma mulher, tendo sido mãe mais duas vezes.

Dos cinco filhos, apenas dois ainda estão vivos, sendo que a caçula tem 68 anos, segundo ela. Ela também lembra que tem 10 netos. “Estou muito bem, só as dores na coluna que não deixam eu me movimentar como eu gostaria. Estou muito feliz em tomar a vacina. Quero viver muito mais, ainda”, comemorou dona Inácia.

Drive-thru e vacinação na unidade

O sistema de drive-thru é exclusivo para os idosos e funciona das 9 às 15 horas, em frente à Usafa Jardim dos Pássaros. Os veículos são organizados em fila na Rua Funchal, em espaço delimitado na metade da via, sendo direcionados para Rua Rouxinol.

Ainda na fila, uma equipe valida a documentação dos idosos, para que quando o veículo chegue à tenda montada em frente ao posto de vacinação, o profissional de enfermagem já ofereça a dose e entregue o cartão que comprova a imunização.

Tanto a vacinação dentro da unidade quanto no drive-thru para a faixa etária acima dos 85 anos seguirão sendo realizadas ao longo das semanas, bem como a imunização dos profissionais e trabalhadores de saúde, seja primeira ou segunda dose.

Para garantir a imunização basta apresentar um documento com foto e comprovante de residência. Não é necessário qualquer cadastro prévio para ser vacinado. Os idosos que preferirem ir a pé podem se dirigir à Usafa Jardim dos Pássaros das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *