Um mutirão de conscientização e zelo ao próximo foi realizado em dois hemonúcleos da Cidade, a Santa Casa de Santos e o Hospital Guilherme Álvaro, na manhã do último sábado (11). Com o slogan ‘Doe amor, doe vida, doe sangue’, a 4ª ação em alusão à campanha que visa mobilizar os santistas em prol da causa, reuniu 97 munícipes comprometidos com a missão de salvar vidas.
Completados três meses desde a última edição, a campanha contou com colaboradores que já haviam doado sangue anteriormente. Entre os participantes estavam 25 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos, que se juntaram aos 57 doadores no banco de sangue da Santa Casa. Já no Guilherme Álvaro, 15 munícipes compareceram para o ato de solidariedade.
Mais uma vez presente para incentivar munícipes e conduzir a ação, o coordenador da GCM, Antônio Carlos da Silva, já havia participado como organizador nas últimas três edições da campanha. Nesta, conseguiu colaborar de uma forma direta e significativa para a sua trajetória. “É a primeira vez que participo do mutirão como doador. É muito gratificante estar colaborando com uma causa tão nobre”.
A vice-prefeita e titular da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher), Renata Bravo, agradeceu o empenho dos parceiros no projeto e falou sobre a importância do ato para a Prefeitura. “Agradecemos ao Insanos Moto Clube que mais uma vez mobilizou esforços para essa importante ação de cidadania e pela participação da Guarda Municipal. A doação regular de sangue mantém os estoques em níveis seguros para os hospitais e, quando há união do poder público com grupos organizados da sociedade civil, iniciativas como essa ganham ainda mais força”.
A ação é uma realização da Prefeitura de Santos por meio da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher), da Guarda Civil Municipal (GCM), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança (Seseg), e tem como parceiros os motoclubes Insanos e Lokas.
COLETAS
Os dois hemonúcleos participantes do projeto operam com campanha permanente de coleta de sangue. O Banco de Sangue da Santa Casa fica na Avenida Cláudio Luiz da Costa, 50 (Jabaquara). O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h. Já o Hospital Guilherme Álvaro recebe doações de segunda a sábado, das 8h às 12h30.
O munícipe interessado em doar sangue deve apresentar documento original com foto, ter entre 16 e 69 anos (doadores com menos de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável), pesar mais de 50 quilos, estar com boas condições de saúde e descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e estar bem alimentado (aguardar 2 horas após o almoço e 1 hora após o lanche).
Para a segurança dos doadores e dos pacientes receptores da doação, são verificados antecipadamente: pressão arterial, pulso, temperatura e é feito um teste para saber se há ou não presença de anemia. Todo material utilizado é descartável.
Comentários: