Portal Megalópole

Notícias GUARUJÁ

Guarujá insere cerca de 200 pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Munícipes conquistaram emprego desde que o Programa Municipal Emprego Acessível foi criado, em 2018

Guarujá insere cerca de 200 pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Diego Marchi/PMG
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Fomentando a inclusão no ambiente profissional, a Prefeitura de Guarujá conta com uma iniciativa que abraça as pessoas com deficiência (PCD) nesta causa. O Programa Emprego Acessível, capitaneado pela Assessoria de Políticas Públicas Para Pessoas com Deficiência, já mudou a vida de quase 200 pessoas e ainda recebe currículos.

A Assessoria é vinculada à Secretaria de Comunicação e Relações Sociais (Secom) e o programa vai ao encontro da Lei Federal de Cotas Para Pessoas com Deficiência (8.213/91), que garante de 2 a 5% de vagas em empresas para PCDs, dependendo da quantidade no quadro de funcionários.

Com o objetivo de auxiliar munícipes que possuem algum tipo de deficiência e facilitar o elo com as empresas, a Prefeitura de Guarujá implementou o Programa Emprego Acessível, ainda em 2018, garantindo vagas no mercado de trabalho e garantindo a inclusão social no âmbito profissional.

Um dos contemplados é Bjorn Johansen, de 54 anos, morador do bairro Pae Cará. Desempregado após o início da pandemia da covid-19, Bjorn é diagnosticado com nanismo e conheceu o Programa por meio de um amigo e conseguiu uma vaga em uma loja de materiais para construção. “Trabalho aqui há quase dois anos. Foi muito importante, pois temos contas para pagar e a vida para seguir”, afirmou o guarujaense.

Na mesma loja, trabalha Vitória Soares, que sofria de escoliose, encurtamento da coluna causado por uma curvatura lateral e precisou fazer cirurgia. “Tenho 11 pinos na coluna e hoje sou limitada para fazer certas coisas. Não posso pegar nenhum tipo de peso. Eu me cadastrei no Emprego Acessível e trabalho aqui tem um ano e meio. Evoluí muito como ser humano e como profissional”, contou a moradora do Morrinhos.

Como se cadastrar

A pessoa interessada em se cadastrar no programa deve enviar o currículo junto com laudo atestando a deficiência para o e-mail adm.seres.pmg@gmail.com. A pessoa não pode ter benefício do Governo Federal, como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

FONTE/CRÉDITOS: REDAÇÃO
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, denúncia, estaremos respondendo assim que possível ; )