Cinemateca - Mostra Humanidades Santos Film Fest
A Cinemateca de Santos abriga a ‘Mostra Humanidades’ do Santos Film Fest, desta quarta-feira (19) a domingo (23), com sessões às 17h, 18h30 e 20h. Cinemateca de Santos. Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande. Entrada gratuita. A programação completa pode ser conferida no site www.santosfilmfest.com.
Cine Arte - ‘Santos Film Fest’
Durante sete dias, a sétima arte do ‘Santos Film Fest’ ocupará o Cine Arte Posto 4, com diversos filmes, em horários variados. Os destaques programação são a Retrospectiva Carol Castro, Retrospectiva Julia Rezende e a Mostra Humanidades. Cine Arte Posto 4. Av. Vicente de Carvalho s/nº, próximo ao canal 3. Entrada gratuita. A programação completa pode ser conferida no site www.santosfilmfest.com.
Vila Criativa Vila Progresso - ‘O Aprendiz de Feiticeiro’
Dave (Jay Baruchel) é apenas um jovem comum, mas o feiticeiro Baltazar (Nicolas Cage) acredita que ele tenha um talento para a feitiçaria que ainda não foi explorado. Baltazar então recruta o jovem para lhe ensinar a arte da magia. Quinta-feira (20). 16h. Vila Criativa Vila Progresso. Rua Moisés s/nº - antiga Rua Três. Entrada franca.
Cinemateca - Virada Cinematográfica Santos Film Fest
A 7ª ‘Virada Cinematográfica’ do Santos Film Fest acontecerá neste fim de semana, na Cinemateca de Santos, tendo como tema: ‘Verão de 1984: do Sol da Índia aos mares da Polinésia Francesa o calor está no ar’. Serão três longas exibidos na sexta-feira (21), a partir das 23h55. Quem ficar até o amanhecer poderá saborear o café da manhã oferecido pela Padaria Nova Princesa. Entrada gratuita. Cinemateca de Santos. Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande. A programação completa pode ser conferida no site www.santosfilmfest.com.
Cine Clube Broadway Voices - ‘Extra, Extra’
Neste musical, ‘Jack Cowboy Kelly’, vendedor de jornais sem teto de Nova Iorque, lidera seus colegas numa greve contra o editor Joseph Pulitzer e é ajudado pelo jornalista Bryan Denton. Depois do filme, Fernando Pompeu, maestro e diretor-geral do Coral Cênico Broadway Voices, promove um bate-papo com o público. Direção: Kenny Ortega. Elenco: Christian Bale, David Moscow, Luke Edwards. Segunda (24). 15h. Museu da Imagem e do Som de Santos - Miss. Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Entrada gratuita. Classificação: 12 anos.
Mostra Baphônica de Cinema LGBT+ de Santos
A Mostra Baphônica de Cinema LGBT+ de Santos apresenta Cine Clube do Coletivo Marsha, com exibição do filme ‘Temporada de Caça’ (o mais premiado dos vídeos de Rita Moreira). Gravado com uma câmera VHS rudimentar e cuidadosamente editado, o documentário aborda a onda de assassinatos de homossexuais que atingiu São Paulo e o Rio de Janeiro na década de 1980. A produção inclui depoimentos de rua e figuras culturais e artísticas como Zé Celso, Jorge Mautner, Roberto Piva e outros. Quarta-feira (26). 19h. Museu da Imagem e do Som de Santos - Miss. Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Classificação livre. Entrada franca.
TEATRO
Palhaço Pudim na Concha
Famoso por sua trajetória artística, Enor Cesar, mais conhecido como Palhaço Pudim, realiza um show com muita palhaçaria e brincadeiras para toda a criançada. Sexta-feira (21). 19h. Concha Acústica Vicente de Carvalho. Orla da praia do Gonzaga, ao lado do canal 3. Entrada gratuita.
Fescete
Com o tema ‘Risos… E risos, um ato de muitas faces’, a 28ª edição do ‘Fescete - Festival de Cenas Teatrais’ prossegue na Cidade com mais de 140 atividades culturais gratuitas até o próximo dia 28. Este ano, o homenageado é o ator, diretor, comediante e dublador Luis Miranda. Informações e programação completa no site https://fescete.com.br/.
EXPOSIÇÃO
Santos de Todos os Ângulos
Com o intuito de celebrar a fotografia em diversas formas, ‘Santos de Todos os Ângulos’ apresenta como esta arte pode ser enriquecida pelas influências de outras modalidades artísticas. A mostra busca explorar a intersecção entre religiosidade, surrealismo, dadaísmo e arte conceitual, propondo uma imersão nos simbolismos espirituais através dos registros. Tem por objetivo, entre outros, equilibrar o abstrato ao figurativo, criando um ambiente lírico de formas geométricas, em um espírito surrealista. Curadoria: Olegário Monteiro. Abertura: sexta-feira (21). 19h. Museu da Imagem e do Som de Santos – Miss. Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Entrada gratuita. Visitação até 15 de julho, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h.
MÚSICA
Make Music Day
Criado inicialmente como ‘Fête de la Musique’, o evento ‘Make Music Day’ será realizado em Santos, com a apresentação musical de vários talentos da região. O Make Music Day é uma celebração gratuita da música em todo o mundo, realizada anualmente em 21 de junho, solstício de verão no hemisfério norte. É o maior evento musical anual do mundo. Lançado em 1982, na França, atualmente é realizado no mesmo dia em mais de 150 países. Completamente diferente de um festival de música tradicional, o Make Music Day celebra e promove o criador natural da música que está em cada pessoa, independentemente da sua habilidade com os instrumentos. A programação será a seguinte: Iury Cardoso, violão (17h); Abner Santana e o Coral Deforpec (17h30); Rômulo Moreira, Camerata Jovem Santista (18h); Fred Lincon, violão solo (18h30); Liliane Rocha e alunos de Cajon (19h); Andrezinho do Cavaco e alunos (19h30); Milton Medusa e alunos de guitarra (20h) e encerramento com Medusa Trio & Vivi Davoglio (Instrumental e Tributo a Rita Lee. Sexta-feira (21). Fonte do Sapo. Orla da Praia da Aparecida. Gratuito. O evento em Santos conta com apoio da Secretaria de Cultura de Santos (Secult).
Chorinho no Aquário
Uma homenagem ao talento de Amaury Nunes, o Niquinho, será feita com o espetáculo ‘Niquinho – bandolim de ouro do Brasil’ nesta edição do projeto ‘Chorinho no Aquário’. No palco, Maik Oliveira & Regional sobem ao palco para apresentar o CD que resgata a obra do compositor e instrumentista. Quatro cidades foram escolhidas para receber o show: São Paulo, Santos, Campinas e Jundiaí. O repertório passa por diversos gêneros do universo do choro: valsa, choro sambado, samba-choro, baião e polca ligeira. Das 12 faixas selecionadas, 10 são composições de Niquinho e 2 composições autorais dos integrantes do conjunto. Dentre as composições do homenageado, cinco são inéditas e foram presenteadas pela dona Cenira, esposa de Niquinho, exclusivamente para o projeto de gravação do CD. No palco estarão Maik Oliveira (bandolim e edição das partituras), Agnaldo Luz (cavaco, idealização do projeto e pesquisa), Edmilson Capelupi (violão 7 cordas), Pedro Pita (pandeiro e percussão) e Cleber Silveira (acordeon). A realização é da Associação dos Artistas e Prefeitura de Santos, patrocínio da Santos Brasil, Santos Port Authority (SPA) e Terminais Ageo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e apoio institucional do Clube do Choro de Santos. Sábado (8). A partir das 18h. Praça Luiz La Scala, na Ponta da Praia. Gratuito. Se chover, a apresentação será cancelada.
Baile na Praia
A Áthrios Band será a responsável pela animação do projeto Baile na Praia. Domingo (23). A partir das 19h. Fonte do Sapo. Orla da Aparecida. Em caso de chuva, o evento será cancelado. Realização: Secretaria de Cultura de Santos.
Baile na ZN
O Baile da Zona Noroeste receberá a Banda Naipe em sua próxima edição, além da participação do professor de dança Miranda e seus alunos. Domingo (23). 18h. Av. Afonso Schmidt s/nº - Areia Branca - em frente ao Centro Cultural da Zona Noroeste.
LITERATURA
Leia Santos
Neste sábado (22), o projeto ‘Leia Santos’ estará no Jardim Botânico (Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro), participando do ‘Flashback Junino’. A distribuição de livros e gibis acontecerá das 14h às 18h. Realização: Secretaria de Cultura de Santos.
‘Meu Artista na Gibiteca’
Bate-papo literário e workshop com a desenhista e roteirista de histórias em quadrinhos Germana Viana. Esta será a próxima atração do projeto ‘Meu Artista na Gibiteca’. Germana é conhecida no meio dos quadrinhos, principalmente por suas obras independentes, onde prioriza a força feminina misturada com muita excentricidade e animação. A mediação será de Laluna Machado. A Gibiteca promove mensalmente bate-papos com autores nacionais de vários estilos. As ações acontecem presencialmente no equipamento municipal e têm a finalidade de aproximar o público dos autores de seus livros favoritos, além de incentivar a leitura. Sábado (22). Das 15h às 18h. Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes. Posto 5 - orla do Boqueirão. A entrada é gratuita.
ATIVIDADES
Arraiá - Balé da Cidade de Santos
O já tradicional ‘Arraiá’ do Balé da Cidade de Santos é atração desta quarta-feira (19) até domingo (23), das 18h às 22h, no piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão. O evento contará com comidas típicas, brincadeiras, grupos de dança, apresentações musicais e a famosa quadrilha coreografada do Balé da Cidade. Centro de Cultura Patrícia Galvão Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Entrada gratuita.
Casa das Culturas
Neste sábado (22), a programação da Casa das Culturas de Santos unirá literatura e música. Às 14h30 tem a oficina literária de Flávio Viegas Amoreira, escritor e curador da Casa, com a participação da escritora Fátima Sans Martini. O tema será ‘Contos Mitológicos'. Já às 16h30, a Sociedade dos Poetas Vivos comemora o aniversário de 20 anos com Sarau Literário. Inspirado no filme ‘Sociedade dos Poetas Mortos’, o grupo foi fundado em 2004 por poetas da região para difundir a poesia em encontros literários mensais. A partir das 17h20 será a vez da música tomar conta da casa com apresentação do santista Theo Cancello com um repertório de bossa-nova e MPB. Casa das Culturas de Santos. Rua Sete de Setembro, 49, Vila Nova. Funciona de terça a sexta, das 12h às 18h; sábado, das 14h às 19h; domingo, das 11h às 16h. Entrada gratuita.
Arte no Dique no Monte Serrat
O Monte Serrat recebe a Orquestra do Arte no Dique para uma apresentação inédita no topo deste ponto turístico especial da Cidade, no sábado (22), às 12h. O evento arrecadará alimentos que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Santos (das 9h às 13h, a tarifa para o passeio ao Monte Serrat será 2 quilos de alimentos não perecíveis, podendo ser: arroz, feijão, macarrão ou leite em pó). Das 10h às 11h haverá missa no Santuário do Monte Serrat. Apoio da Secretaria da Cultura de Santos e Santuário do Monte Serrat.
Comentários: