Com foco na qualidade de vida e na segurança do abastecimento, o Programa Reserva Certa, da Sabesp, garante a instalação gratuita de caixas-d’água em imóveis de famílias de baixa renda do litoral de São Paulo. A iniciativa cria uma reserva domiciliar para quem vive em áreas mais altas ou distantes do sistema de abastecimento.
A empresa está enviando mensagens via WhatsApp para aqueles que têm direito à caixa-d’água para incentivar a adesão à iniciativa.
A Companhia faz a instalação completa da caixa-d’água nos imóveis residenciais beneficiados após vistoria técnica. Vale lembrar que a NBR (norma técnica brasileira) 5626 exige que as casas tenham o equipamento instalado, com todas as torneiras, chuveiros e demais saídas de água conectadas a ele. Isso evita a falta d’água, por exemplo, em caso de reparos na rede ou de cortes no abastecimento por furtos, vandalismo ou quedas de energia (casos em que o bombeamento da água até os imóveis é interrompido por fatores externos).
Para ter direito ao benefício, é preciso atender a três critérios:
1. O programa vale para todas as cidades do Litoral Paulista operadas pela Sabesp;
2. Dentro dessa região, serão beneficiados os moradores de baixa renda – ou seja, que estejam cadastrados nas tarifas Vulnerável, Social e Social 2;
3. A residência deve estar em área mais alta e distante do sistema de abastecimento, onde a recuperação, após as manutenções ou a redução de pressão, leva mais tempo.
Haverá vistoria prévia para avaliar se o imóvel atende às condições de segurança e estruturais para receber a caixa-d’água e, em caso positivo, o agendamento da instalação com os moradores.
Os clientes da Sabesp podem conferir na conta de água se fazem parte do programa de tarifa social.
Além do benefício direto às famílias vulneráveis, o programa inclui orientações técnicas sobre reservação domiciliar.
Como é o processo de instalação
Os clientes podem solicitar a instalação da caixa-d’água pelos canais oficiais de atendimento da Sabesp. O processo de doação tem três etapas:
1. Verificação de elegibilidade – Assim que a/o cliente entrar em contato com a Sabesp, será analisado se o imóvel está cadastrado nas tarifas Social, Social 2 ou Vulnerável e se mora em área alta ou distante do sistema de abastecimento da RMSP.
2. Vistoria técnica – Para os imóveis que cumprem o item acima, será realizada, em sete dias corridos, uma inspeção e um relatório técnico. Se for confirmada a viabilidade, o cliente será informado e a instalação agendada, com prazo de até 20 dias corridos após a vistoria. Esse prazo pode ser adequado para atender à melhor agenda para a/o cliente (caso de marcação em um sábado, por exemplo).
3. Instalação da caixa-d’água – A Sabesp executa o serviço, instala a caixa e orienta o cliente sobre uso racional da água e condições de boa utilização, como a limpeza do reservatório a cada seis meses.
Comentários: