O início da construção da Pera Ferroviária de Outeirinhos, projeto essencial para solucionar gargalos operacionais do Porto de Santos, irá mudar o embarque e desembarque dos passageiros do lado santista, que será realizado no cais por meio de um flutuante instalado no berço 15, como aconteceu em agosto passado.
A obra, de revitalização do pontilhão nº 3, localizado sobre o Rio dos Soldados (conhecido como canal do mercado), margem direita do Porto de Santos, será feita pela Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (AG-Fips).
Para garantir a segurança dos usuários das catraias, durante o período da obra será necessária a interrupção do transporte daquelas embarcações pelo túnel do canal do mercado em dois períodos: entre os dias 20 e 26 de dezembro e entre 14 e 20 de janeiro.
A interrupção não implicará na paralisação do serviço de travessias das catraias. O embarque e desembarque dos passageiros será realizado no cais por meio de um flutuante instalado no berço 15, conforme deliberação conjunta com a Capitania dos Portos e a associação dos catraieiros.
Os passageiros realizarão o trajeto entre a bacia do mercado e o flutuante pelo cais, que contará com o apoio 24h da Guarda Portuária, a fim de auxiliar as pessoas durante o percurso. Além disso, nos horários de maior movimentação de pedestres, haverá uma redução na operação do fluxo ferroviário da região.
Com a conclusão da revitalização do pontilhão, o Porto de Santos terá benefícios significativos em sua infraestrutura, garantindo também maior segurança aos usuários do transporte de catraias. Esse projeto reforça o compromisso constante da Autoridade Portuária de Santos (APS) e da AG-Fips de aprimorar as operações portuárias.
Comentários: