Portal Megalópole

Notícias BAIXADA SANTISTA

Festival Santista de Teatro homenageia Plínio Marcos e oferece mais de 30 atrações gratuitas

O Festival Santista de Teatro (Festa) realiza sua 67ª edição entre segunda-feira (1º) e 7 de setembro

Festival Santista de Teatro homenageia Plínio Marcos e oferece mais de 30 atrações gratuitas
DIVULGAÇÃO
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Mostra de artes cênicas há mais tempo em atividade ininterrupta no País, O Festival Santista de Teatro (Festa) realiza sua 67ª edição entre segunda-feira (1º) e 7 de setembro, com mais de 30 atrações gratuitas, ocupando teatros e espaços públicos da Cidade. A realização é do Movimento Teatral da Baixada Santista, com apoio da Secretaria de Cultura (Secult).

Além das mostras oficiais – regional e estadual -, o evento celebra os 90 anos do nascimento de Plínio Marcos, dramaturgo santista com a Ação Plínio Marcos Baixada Santista, reunindo intervenções, leituras dramáticas, performances, cenas e outras ações culturais inspiradas nas obras ou aos temas abordados pelo autor, revisitados pelo olhar dos artistas. 

A abertura está marcada para às 20h de segunda, no Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias), com o espetáculo convidado Macuco, do dramaturgo Vítor Nóvoa, com direção e cenografia de Luiz Fernando Marques (Lubi). Os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência, na bilheteria.

A montagem é protagonizada por Edgar Castro e Jackson França, e conta com a participação especial da atriz Cleide Queiroz, em vídeo. A narrativa tem como protagonista um entregador de aplicativo que se aproxima da velhice e sonha com uma jornada de retorno à ilha onde cresceu, confrontando o apagamento de sua ancestralidade e as marcas da repressão sofrida na infância.

Contemporânea, a encenação traz uma proposta estética que também é um gesto político e uma forte preocupação socioambiental, reunindo em sua equipe criativa artistas oriundos de diversas partes do litoral brasileiro, territórios atravessados pelas questões abordadas em cena.

Pela Mostra Estadual serão apresentadas as montagens ‘Okama’, da Cia. 2 Miados (São Paulo-SP), ‘Labirinthos’, da Cia Teatral Energós (São Paulo-SP), ‘O Legítimo Pai da Bomba Atômica’, do Coletivo Oriente-se (São Paulo – SP), Corpo História, da Companhia OBS (São Paulo-SP), ‘O Varal’, da Cia Navega Jangada (São Paulo – SP) e ‘A Luta’, com a Cia. Madeirite Rosa.

Já os espetáculos da Mostra Regional em cena serão: ‘50+ - O Game da Memória’, com o Grupo Tescom (Santos-SP), ‘Onde Está o Guará?’, com o Coletivo 302 (Cubatão – SP), ‘Giz’, da Cia. Teatro em Brasa, ‘Benjamin - O Filho da Felicidade’, da Cia. Trilha de Teatro (Santos-SP) e ‘Vozes Veladas’, com o Coletivo (A)gente (Santos-SP).

Pela Ação Plínio Marcos, mostra especial com intervenções inspiradas na obra do homenageado, estarão no festival: ‘Noticiário Brasileiro’, com Lípari; ‘Máquinas, Dores e Amores’, com a Cia. Nós De Dois; ‘Longa Balada Noite (A) Dentro de Um Palhaço’, com O Coletivo; ‘Conto Histórias Seres Invisíveis’, com o Em Bando Coletivo; e ‘As Damas de Plínio’, com o Coletivo Eríneas. 

O festival terá ainda duas atividades paralelas e uma série de ações formativas, também abertas ao público. Mais informações sobre a programação em https://festivalsantistadeteatro.com

 

FONTE/CRÉDITOS: Redação
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, denúncia, estaremos respondendo assim que possível ; )