Consolidando sua posição de destaque em programas de formação em segurança na Baixada Santista, a Guarda Civil Municipal (GCM) esteve presente no 2º Curso de Patrulhamento Tático de São Vicente. Durante o evento, ofereceu aulas sobre Mentalidade Tática, Doutrina de Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e Agressor Ativo, destinadas a 30 guardas da GCM das cidades de Santos, São Vicente e Cubatão. O curso teve início na última quinta-feira (3) e se estenderá até a próxima sexta-feira (11), ocorrendo na Base da Guarda Civil em São Vicente.
A estratégia de Agressor Ativo incluiu métodos e diretrizes para reagir a ameaças em instituições educacionais. Por sua vez, a Mentalidade Tática e a Doutrina de Romu enfatizaram elementos comportamentais, psicológicos e técnicos da intervenção tática durante patrulhas especializadas.
A Guarda Civil Municipal de Guarujá também ofereceu apoio nas aulas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático, focando em técnicas de socorro para emergências em cenários de combate, com realização na última sexta-feira (4). Adicionalmente, o curso incluiu temas como Combate em Espaços Confinados, Controle de Distúrbios Civis, Direção Policial, Técnicas Policiais e Procedimentos de Patrulha.
GCM de Guarujá é exemplo para outras cidades
O Município é referência em capacitações da Guarda Civil Municipal de outras cidades da Baixada Santista e regiões metropolitanas. A GCM de Guarujá preparou a primeira turma de agentes de Santos para uso de armas de fogo, em 2021.
Já no ano seguinte, formou a primeira turma de guardas civis municipais de Cubatão, por meio de convênio firmado entre as duas cidades. Outro município a receber treinamentos foi Mairiporã, que fica na Região Metropolitana de São Paulo.
O secretário adjunto de Defesa e Convivência Social, Sérgio Zagarino, analisou que a segurança pública é um compromisso coletivo, que se fortalece quando os municípios compartilham conhecimento, experiência e boas práticas. “A atuação da Guarda Civil Municipal de Guarujá como referência regional em treinamentos táticos demonstra a seriedade com que tratamos a formação do nosso efetivo e o respeito que conquistamos junto a outras cidades”, destacou.
Com isso, a Sedecon continuará promovendo capacitações de alto nível, valorizando os agentes e contribuindo com a qualificação técnica das guardas da Baixada Santista e do estado de São Paulo.
Comentários: