Com foco em capacitação profissional e inclusão no mercado de trabalho, a Sabesp e a Prefeitura de Guarujá, por meio do Fundo Social de Solidariedade, abrem inscrições para o projeto Tá na Rede, que oferece curso gratuito de encanador para moradores da cidade maiores de 18 anos.
A ideia é capacitar os participantes para atuarem como bombeiros hidráulicos, profissional essencial na instalação e manutenção de redes de água e esgoto. O curso é totalmente gratuito, terá 30 horas de duração, divididas em dez encontros.
A formação inclui aulas teóricas e práticas, ministradas por especialistas da área, e aborda desde leitura de projetos até técnicas de reparo. As quatro primeiras turmas terão início em agosto deste ano, com aulas de segunda a sexta, das 18h às 21h. Os participantes receberão material didático, EPIs, Kits de ferramentas para uso coletivo, certificado de conclusão, desde que cumpram 75% de presença e terão a possibilidade de contratação em empresas parceiras da Sabesp.
Com a iniciativa, espera-se que haja mais desenvolvimento econômico local, ao gerar mão de obra qualificada que pode atuar em obras públicas e privadas, fortalecimento da região, valorização do trabalhador guarujaense e o aumento nas oportunidades de emprego, gerando maior inclusão e criando novas possibilidades de ocupação para jovens e adultos que buscam qualificação profissional. A ação reforça, também, o papel da Sabesp em investir em infraestrutura e capacitação do capital humano da cidade para que a Companhia cumpra sua meta de antecipar a
universalização do saneamento até 2029.
Após concluir o curso de bombeiro hidráulico pelo projeto Tá na Rede, os profissionais poderão atuar em diferentes áreas, como obras públicas e privadas, empresas contratadas pela Sabesp ou envolvidas em projetos de infraestrutura, manutenção predial de condomínios, hotéis e centros comerciais, autônomo ou MEI, oferecendo serviços residenciais e comerciais.
Além disso, o curso pode ser o primeiro passo para especializações em áreas como gás encanado, sistemas de aquecimento ou saneamento básico. Além das noções técnicas necessárias para o profissional bombeiro hidráulico, a capacitação também abordará temas como uso consciente da água, descarte adequado de resíduos, planejamento financeiro e hábitos saudáveis.
Quem pode participar e como se inscrever
As inscrições vão até dia 15 de agosto. Para participar do curso gratuito de formação de bombeiros hidráulicos pelo projeto Tá na Rede, os interessados devem • Idade mínima: 18 anos completos ou mais na data de inscrição
• Escolaridade: Certificado de conclusão do Ensino Fundamental
• Disponibilidade: Ter tempo para participar das aulas teóricas e práticas conforme cronograma do curso num total de 30 horas, distribuídas em 10 encontros de agosto a setembro, sendo eles das 18h às 21h, de segunda a sexta
• Disponibilidade para participar no município de Guarujá nos seguintes endereços :
CAEC Isabel Ortega de Souza (Av. Manoel da Cruz Michael, 33 – Vila Santa Rosa, Guarujá) / Instituto Alimentando o Bem (Av. Da Praia, 1879 -Balneário
Praia do Perequê) / CAEC João Paulo II (Engº Silvio Fernandes Lopes, 281 – Sitio
Paecara – Vicente de Carvalho, Guarujá) / CAEC Ver. André Luiz Gonzales (Tv.
Duzentos e Sessenta e Oito, Quadra 77 – Morrinhos, Guarujá)
Comentários: