Portal Megalópole

Notícias GUARUJÁ

Kits do Amor elevam autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer

Ação promovida pelo Instituto Amor em Mechas (IAM), em parceria com o Instituto Salete e o Fundo Social de Guarujá, entregou cinco kits com peruca, lenço e colar de pérolas, entr

Kits do Amor elevam autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer
PMG/ Paula Alves
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A emoção e a gratidão marcaram a entrega dos “Kits do Amor” realizada no Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá. A ação, promovida pelo Instituto Amor em Mechas (IAM), em parceria com o Instituto Salete e o Fundo Social, aconteceu na última segunda-feira (3), e reforçou o compromisso em transformar vidas e resgatar a autoestima de mulheres que enfrentam o tratamento contra o câncer.

Criado com o propósito de acolher e apoiar mulheres que convivem com a alopecia causada pela quimioterapia, o Instituto Amor em Mechas é uma organização sem fins lucrativos que distribui gratuitamente os “Kits do Amor”.

Os conjuntos incluem peruca, lenço, colar de pérolas, álcool gel, brinco, máscara, maquiagens, livro de autoajuda, palavra cruzada, caneta e uma bolsa. As doações são montadas com o que o Instituto recebe de colaboradores e apoiadores.

Entre as beneficiadas está Tânia Vilar da Conceição, 49 anos, que recebeu o kit com emoção. Diagnosticada com câncer no intestino no início do ano, ela contou que descobriu a doença após exames de rotina realizados pela empresa onde trabalha. Em agosto, passou por cirurgia e iniciou o tratamento com quimioterapia.

“Graças a Deus, esse tipo de câncer não é tão agressivo. O tratamento tem sido mais tranquilo, sem sintomas tão fortes, como a queda de cabelo”, explica.

Mas essa não é a primeira vez que Tânia enfrenta a doença. Aos 15 anos, ela foi diagnosticada com leucemia. “Foram anos muito difíceis, com todos os sintomas do tratamento. Mas agora, dessa vez, estou conseguindo levar tudo com mais serenidade”, relembra.

Hoje, Tânia destaca a importância do apoio recebido durante o processo. Ela participa das ações do Instituto Salete, em parceria com a Prefeitura e o Fundo Social, que oferecem suporte emocional e incentivo à autoestima de pacientes em tratamento. “Essas iniciativas são muito importantes. A palavra ‘câncer’ é muito cruel, a gente sofre e a família sofre junto. Quando a gente tem apoio e se sente acolhida, tudo fica mais leve”, afirma.

Outra beneficiada foi Maria Aparecida, também de 49 anos, que enfrentou a perda do cabelo durante o tratamento e destacou o impacto positivo da iniciativa. “Logo no início eu não tinha vontade de sair de casa. Eu não me adaptei ao lenço. Eu via algumas senhoras usando essas perucas e parecia cabelo natural”, lembrou.

Maria passou por uma cirurgia em outubro de 2024, iniciou a quimioterapia no início deste ano e finalizou o tratamento em agosto, após sessões de radioterapia. “Agora sigo com o tratamento oral e os exames de acompanhamento. Se Deus quiser, vai estar tudo bem. O Instituto Salete e o Amor em Mechas foram uma maravilha na minha vida. Ajudaram muito na autoestima, com o carinho e a atenção que eles têm com a gente”, agradeceu emocionada.

Para a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Haifa Madi, pequenas atitudes podem gerar grandes transformações. “Essa ação simboliza mais do que a entrega de kits. Ela representa o acolhimento, o cuidado e o amor compartilhado entre mulheres que se apoiam em meio à luta contra o câncer. Para nós é uma grande alegria incentivar e apoiar iniciativas que transformam vidas”, finalizou Haifa.

FONTE/CRÉDITOS: REDAÇÃO
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, denúncia, estaremos respondendo assim que possível ; )