Portal Megalópole

Notícias GUARUJÁ

Pacientes das Usafas possuem treinamento funcional para melhora da saúde

Mais de 100 pessoas já foram alcançadas pela iniciativa em quatro bairros da Cidade

Pacientes das Usafas possuem treinamento  funcional para melhora da saúde
Helder Lima/PMG
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em Guarujá, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) atua garantindo qualidade de vida para a população, por meio de palestras, atendimentos individuais e grupos. Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, o Nasf C desenvolve o grupo Movimenta, projeto que realiza treinamentos funcionais a pacientes das unidades de saúde da família, da rede municipal de saúde.

Há um ano, o Movimenta promove a melhora do equilíbrio, força, resistência e memória dos assistidos. Coordenado pela educadora física, Aline Cabral, o projeto, aproximadamente, já alcançou 120 pessoas até o momento.

Aline ministra todas as aulas. As turmas são majoritariamente compostas por idosos que usufruem das aulas para atenuação ou prevenção de comorbidades crônicas e depressão geriátrica que acompanham o envelhecimento.

A profissional destaca que a iniciativa também promove convívio social. “Eles dão risada, fazem amizades e criam vínculos. Assim, eles recebem a atenção que, devido à rotina, às vezes os filhos não conseguem dar”. As comemorações como festa junina, Páscoa e Natal ao longo do ano incentivam as interações.

Aparecida de Fátima Santos Alves, de 68 anos, faz as aulas no Nasf C há um ano e rasga elogios à educadora. “Ela é extremamente cuidadosa, dedicada e uma professora maravilhosa”. Por conta de recomendações médicas e prevenção da saúde, ela frequenta as aulas com o marido, Urbano, que possui problemas neurológicos. Aparecida diz que ele aproveita bastante as aulas de alongamento dadas pela professora. “Ele não gosta de sair de casa, mas para vir às aulas dela, ele sai”, menciona.

Para Antônio Pereira Filho, de 78 anos, que também frequenta o grupo há um ano, as aulas melhoram o corpo, a mente e a respiração. Ele diz que faz parte do grupo por recomendações médicas e enxerga a necessidade de continuar se movimentando. “Sempre joguei futebol e, agora, com mais idade é importante fazer um exercício”.

Em Guarujá, existem três Nasfs que abrangem as 15 Unidades de Saúde da Família. Além do projeto que é desenvolvido no Nasf C, os outros dois núcleos possuem iniciativas similares nos bairros alcançados.

 

Confira os locais das aulas e como participar:

Para participar, é necessário apresentar o cartão da família e o do SUS na Unidade de Saúde da Família (Usafa) do bairro onde reside, já que cada bairro é alcançado por determinado Nasf. As aulas do Nasf C acontecem diariamente, em quatro bairros da Cidade (ver abaixo). A Usafa do bairro Santa Cruz dos Navegantes faz parte do Nasf C, mas não está incluída no cronograma de aulas do Grupo Movimenta.

 

Jardim Las Palmas

Local: Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios Empregados de Guarujá e Bertioga (Seeclag), na Rua Osvaldo Rubens Lourenço, 338-426.

Dia e Horário: Quartas-feiras, às 14 horas

 

Santa Rosa

Local: Paróquia Santa Rosa, na Avenida Manoel da Cruz Michael, 297.

Dia e Horário: Terças-feiras, às 15 horas

 

Jardim dos Pássaros

Local: Unidade de Saúde da Família (Usafa) do bairro, na Rua Rouxinol, 25.

Dia e horário: Segundas-feiras, às 8 horas

 

Jardim Boa Esperança

Local: Escola Municipal 1º de Maio, na Avenida Adriano Dias dos Santos, 611.

Dia e horário: Quartas-feiras, às 9 horas

FONTE/CRÉDITOS: REDAÇÃO
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, denúncia, estaremos respondendo assim que possível ; )