Com objetivo de incentivar o surgimento de novas lideranças e promover cidadania nas escolas municipais, a Prefeitura de Guarujá desenvolve o ‘Projeto Grêmio nas Escolas’. A partir desta quinta-feira (27) até o dia 12 de maio, acontece o processo de montagem dos grêmios, com objetivo de reunir os estudantes que são líderes de sala para falar sobre importância da ação e montar uma comissão pró-grêmio. Ao todo, quatro Unidades participam do projeto. São elas: a Escola Profª Lúcia Flora dos Santos, Escola Dr. Gladston Jafet, Escola Profª Ivonete da Silva Câmara e Escola Vereador Ary Da Silva Souza.
A iniciativa é da Assessoria de Políticas Públicas para Juventude, ligada à Secretaria Municipal de Comunicação e Relações Sociais (Secom), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e o Conselho Municipal de Juventude (CMJ).
A comissão será composta por alunos e professores que ficarão responsáveis por participar das etapas de implantação do grêmio. Essa comissão pautará, em conjunto com a equipe formada pelos assessores da Secom e supervisores da Seduc, temas como a Lei de Grêmios Livres, Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto da Juventude para elaborar a Proposta de Estatuto que irá fundar o grêmio.
Em 15 de maio é iniciado o processo eleitoral, que segue até o dia 16 de agosto. Durante esse período haverá uma Assembléia Geral para aprovar os Estatutos, eleger a Comissão Eleitoral e marcar o período de inscrição e divulgação das chapas, bem como o dia da eleição. O calendário eleitoral será encerrado com a solenidade de Posse Coletiva.
O assessor de Políticas Públicas para Juventude da Prefeitura, Marcos Vinicius explica que a iniciativa surgiu a partir da soma de esforços entre a Administração Municipal e o CMJ em promover cidadania nas escolas e dar condições reais para que os estudantes possam se organizar livremente.
“São inúmeras as vantagens de se construir grêmios nas escolas, e o reflexo disso pode ser claramente interpretado nas ações de jovens que passam a ter papel fundamental na elaboração de políticas públicas para uma juventude cada vez mais atuante”, destaca.
Comentários: