A Unidade de Vigilância em Zoonoses de Guarujá já imunizou 1.961 cães e gatos contra a raiva entre janeiro e agosto de 2025, superando o total registrado em todo o ano passado, que foi de 1.910. O serviço é gratuito e pode ser agendado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone (13) 3355-6306, ou pessoalmente, na sede da unidade, que fica na Avenida Adriano Dias dos Santos, 303, no bairro Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho.
A vacinação antirrábica é essencial para a saúde pública, pois previne a raiva, uma doença viral grave que não tem cura e é 100% letal tanto para animais quanto para seres humanos. Por isso, manter a vacinação em dia é fundamental para proteger toda a comunidade. Em Guarujá, não há registros recentes da doença em humanos ou pets, mas casos em morcegos e equinos já foram identificados, o que reforça a importância da imunização como medida de prevenção.
Segundo o médico veterinário da Zoonoses de Guarujá, Ramiro Martins, os morcegos são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas. “A diminuição das áreas de mata tem forçado esses animais a se adaptarem ao meio urbano, buscando abrigo em locais pouco frequentados, como lajes, porões e caixas d’água, que devem ter tampa e estar bem vedadas”, afirma.
Para evitar a entrada desses animais, é fundamental vedar frestas, consertar telhas quebradas e manter janelas e portas bem fechadas. “O aumento na vacinação em 2025 pode estar relacionado à maior conscientização dos tutores, impulsionada pelas redes sociais”, complementa Ramiro.
Onde se vacinar
A vacina antirrábica é oferecida gratuitamente para humanos, cães e gatos. Já o soro antirrábico está disponível apenas para humanos. No caso de necessidade de atendimento antirrábico humano, o contato é pelo telefone (13) 3342-8060.
Comentários: