A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu a capacitação “Sociedade Mais Segura”, com objetivo de preparar os profissionais de Núcleos de Educação Infantil Municipais (NEIMs) para situações de emergência com crianças. A ação aconteceu nos dias 17 e 18 de julho na Escola Municipal Franklin Deolano Roosevelt, no Jardim Boa Esperança.
O treinamento sobre primeiros socorros, que ocorre em cumprimento a Lei Lucas (13.722/18), foi ministrado em parceria com o Corpo de Bombeiros e envolveu 349 educadores, entre pajens e auxiliares de desenvolvimento infantil. No ano passado, os educadores já haviam participado da primeira etapa da capacitação, que foi realizada on-line.
A iniciativa abrangeu técnicas de desobstrução das vias aéreas, ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e procedimentos em casos de quedas e cortes. A capacitação contou, ainda, com demonstrações em bonecos e simulações com os profissionais presentes.
“Nesse curso nós pudemos aprender sobre os primeiros socorros. Foi importante, porque os instrutores tiveram paciência para explicar as manobras e esclarecer nossas dúvidas. Colocamos em prática tudo que aprendemos”, afirmou auxiliar de desenvolvimento infantil, Eliane dos Santos.
Lei Lucas
A Lei Lucas (13.722/18) foi sancionada pelo Governo Federal em 2018, após o menino Lucas Begalli, de 10 anos, se engasgar com um pedaço de salsicha e morrer por asfixia mecânica durante um passeio. O pequeno não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e sofreu sete paradas cardíacas.
O problema teria sido resolvido se os colaboradores da escola possuíssem treinamento para a realização da manobra de heimlich. A técnica consiste em fazer pressão com as mãos na parte inferior do tórax para o indivíduo engasgado expelir o objeto das vias respiratórias.
Comentários: