A Unidade de Acolhimento Municipal José Calherani (Rua Manoel Otero Rodrigues, 389 – Jardim Boa Esperança) em Guarujá, proporcionou mais um reencontro entre um dos seus acolhidos com a família. Após 20 anos, Harcílio Francisco de Souza, 63 anos, reencontrou a sua família, no último sábado (15), em Guarulhos (SP), graças ao apelo da assistente social da Prefeitura pelas redes sociais.
Natural de Coaraci (BA), seo Harcílio estava há nove meses no acolhimento. Ele chegou ao abrigo por meio de um encaminhado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Enseada, pois precisava de cuidados. Antes, vivia sozinho em um sítio abandonado no Morrinhos. No acolhimento, ele recebeu os cuidados necessários e voltou ao convívio social.
“Comecei a busca pela família. Ele achava que todos os seus irmãos já haviam falecido e não tinha muita esperança de reencontrá-los. Mas, para a surpresa de todos, o apelo na rede social chegou até um irmão que logo acionou toda a família para o reencontro”, explicou a assistente social da Prefeitura, Rúbia Gabriella.
No último sábado, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) levou seo Harcílio até Guarulhos, onde encontrou dois irmãos, e de lá seguirá para a Bahia. Neste ano, a Sedeas já realizou 454 recâmbios, com o custeio de passagens rodoviárias e aéreas.
Abordagem social
Diariamente, a Sedeas realiza o serviço de abordagem social às pessoas em situação de rua. A ação tem a finalidade de assegurar atendimento especializado, com a promoção de direitos e fortalecimento de vínculos.Durante as abordagens são oferecidos os serviços socioassistenciais e, aqueles que aceitam ajuda, são encaminhados para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), que fica localizado na Rua Orlando Silva, 381- Jardim Boa Esperança.A unidade oferta alimentação, higienização e atendimento social, realizando estudo de cada caso e procedendo com os encaminhamentos necessários, sejam eles para área da saúde, emissão de documentação, recâmbio, entre outr
Comentários: