Portal Megalópole

Notícias BAIXADA SANTISTA

Curso estreia com receitas que dão ‘gostinho de quero mais’ no Fundo Social de Santos

Curso estreia com receitas que dão ‘gostinho de quero mais’ no Fundo Social de Santos

Curso estreia com receitas que dão ‘gostinho de quero mais’ no Fundo Social de Santos
CARLOS NOGUEIRA/PMS
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Mão na massa, histórias para compartilhar e muito amor pela gastronomia. Com receitas autorais e inspiradas de uma viagem da professora ao Sul do País, o novo módulo do curso de Padaria Artesanal teve início na tarde desta terça-feira (4), diretamente da cozinha do Fundo Social de Solidariedade de Santos (Encruzilhada). 

Marcando a estreia da oficina que busca ensinar receitas fáceis para capacitar futuros empreendedores e ampliar o cardápio de quem já trabalha vendendo doces e salgados, um bolo fofinho de batata doce sem glúten e uma deliciosa torta de milho foram preparados em menos de trinta minutos. Com canetas e papéis e as receitas impressas, as alunas da oficina anotavam dicas importantes e tiravam dúvidas sobre o preparo dos pratos. 

Professora Judite Pereira
No comando do encontro, repassando um vasto conhecimento baseado em uma trajetória de três décadas no ramo culinário, a professora Judite Pereira, 72, atendia pacientemente as participantes, além de reservar um tempo para a troca de conhecimentos enquanto o bolo e a torta assavam. A idosa é voluntária do Fundo Social há 12 anos e mostrava o preparo com todo o amor que ela diz sentir pela culinária. Mas para ela, a verdadeira motivação está no desenvolvimento de quem a assiste cozinhar. 

Bolo fofinho de batata doce sem glúten

“Quando me perguntam o motivo de eu estar ensinando voluntariamente, eu digo que é o amor pela comunidade. Existem alunas que me acompanham há anos e, com as receitas que aprenderam nos meus cursos, começaram a empreender, ganhar o próprio dinheiro e ter sua independência. É muito significativo para mim acompanhar essa evolução”, relatou Judite.

Delíciosa torta de milho

E quem via a aluna Ligia Castro, 61, sentada em uma das cadeiras observando atentamente o preparo dos pratos, nem imagina a sua história baseada em dedicação e vontade de aprender, que inspira a quem ouve contar. A empreendedora faz questão de ressaltar que a sua independência veio das aulas que participou ao longo da sua vida. 

“Cada ocasião é um aprendizado diferente, disso eu tenho certeza. Tudo o que me ensinam de culinária aqui, eu faço para vender e ganhar o meu dinheirinho. Eu geralmente vendo coxinha e sanduíches naturais na praia, mas amo preparar tortas e ovos de Páscoa, que aprendi no Fundo Social. A melhor parte de todo esse processo é poder mostrar mais um conhecimento, oferecido com excelência, paciência e paixão neste lugar”, afirmou. 

Lígia Castro e Sandra Matias
A colega Sandra Matias, 69, carrega o entusiasmo pela cozinha desde criança e, desde então, participa de diversos cursos para aperfeiçoar técnicas e aprender receitas que, assim como Ligia, prepara para vender. Mas para ela, é no Fundo Social que ela se sente melhor acolhida. “Eu estou acostumada a fazer bolos e tortas, mas aqui a gente sempre aprende uma coisa a mais. Há seis anos faço amizades com outras alunas e professoras, que têm muita experiência no ramo. Minhas especialidades são quiches e brigadeiros gourmet”.

Ao final, a melhor parte: a degustação foi acompanhada pela aprovação das alunas, juntamente à professora, que observava orgulhosamente o resultado. O cheirinho de massa recém-saída do forno, a beleza e o ‘gostinho de quero mais’ dos pratos foram o ponto chave da tarde. E na saída, não uma despedida, mas um ‘até logo’ e um abraço acompanhavam a gratidão das participantes, que encerravam a primeira aula da edição do curso. 

FONTE/CRÉDITOS: REDAÇÃO
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, denúncia, estaremos respondendo assim que possível ; )