Portal Megalópole

Notícias GUARUJÁ

“Escola do Futuro XYZ” será realidade em Guarujá com 90 novas impressoras 3D

Tecnologia inovadora é uma das principais apostas da Prefeitura para elevar a qualidade de ensino na rede municipal

“Escola do Futuro XYZ” será realidade em Guarujá com 90 novas impressoras 3D
Helder Lima/PMG
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

“Escola do Futuro XYZ” será realidade em Guarujá com 90 novas impressoras 3D

Com foco na cultura maker, baseada na capacidade de qualquer pessoa criar e transformar objetos, a Prefeitura de Guarujá lança uma iniciativa inédita na quinta-feira (29). É o Projeto Escola do Futuro XYZ, que passa a fazer parte da rede municipal de ensino com a entrega de 90 novas impressoras 3D.

O evento será às 15h30, na Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente (Avenida Manoel da Cruz Michael, 343 - Santa Rosa) e faz parte da programação especial dos 89 anos de Emancipação Político-Administrativa da Cidade, celebrado em 30 de junho.

As novas impressoras 3D foram adquiridas pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Inicialmente, as 90 unidades são destinadas às escolas municipais que possuem o Ensino Fundamental II. Mais de 7.800 estudantes do 6º ao 9º ano utilizarão os equipamentos que também fazem parte das propostas atuais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para o desenvolvimento do projeto, a empresa responsável pelo sistema fornece todo suporte técnico e prático. Além da instalação e manutenção das impressoras, também capacita os educadores para sua utilização.

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, destaca que a tecnologia inovadora vem ganhando cada vez mais espaço no ambiente escolar. “A proposta transforma o modelo tradicional de ensino e estimula o aprendizado criativo e colaborativo. É um importante investimento para que os nossos alunos se tornem protagonistas e aprimorem suas habilidades no mundo contemporâneo,” comemora o chefe do Executivo.

Capacitação de Professores

A primeira etapa da capacitação de professores (formação docente) será ministrada na segunda-feira (26), das 8h30 às 11horas, na Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente.

A capacitação possibilitará a compreensão do funcionamento do programa e utilização de todas as suas funcionalidades de maneira eficiente. O treinamento completo possui 32 horas, entre aulas on-line e presenciais para professores, orientadores e técnicos da Seduc. O objetivo é que os primeiros profissionais participantes da formação sejam multiplicadores do aprendizado.

Kit especial

Cada impressora conta com um kit composto por mesa digitalizadora, 450 rolos de filamentos plásticos biodegradáveis e livros de apoio específico para professores e alunos. O material didático tem orientações personalizadas para os 6º, 7°, 8° e 9° anos. 

FONTE/CRÉDITOS: REDAÇÃO
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, denúncia, estaremos respondendo assim que possível ; )