Portal Megalópole

Notícias GUARUJÁ

Guarujá sedia lançamento da Frente Parlamentar da ligação seca nesta sexta (18)

Evento deve contar com a presença de autoridades federais, estaduais, municipais e de toda a Região; a Frente será coordenada pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa

Guarujá sedia lançamento da Frente Parlamentar da ligação seca nesta sexta (18)
HELDER LIMA/PMG
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Guarujá sediará o lançamento da Frente Parlamentar Mista da Ligação Seca (FPLS) Guarujá-Santos, nesta sexta-feira (18). O evento terá início às 9 horas, no Casa Grande Hotel Resort & Spa (Avenida Miguel Stéfano, 1.001 – Enseada). A solenidade tem apoio da Prefeitura de Guarujá, Prefeitura de Santos, Instituto Brasileiro de Infraestrutura e Autoridade Portuária de Santos.

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa presidirá a Frente Parlamentar, que, na oportunidade, apresentará um cronograma de ações do Projeto. Para o evento são aguardadas diversas autoridades, entre elas o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França; o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, os prefeitos da Baixada Santista e representantes do setor.

O objetivo da Frente Parlamentar é colaborar na celeridade para a concretização da ligação seca, interligando as margens esquerda e direita do maior Porto do Hemisfério Sul, que contribuirá para a economia e melhora da qualidade de vida da população.

Orçada em R$ 5,8 bilhões, a obra deve ser licitada no próximo ano e a previsão de entrega é para 2028. Recentemente, o Governo Federal, representado pela Casa Civil, garantiu que o projeto será incluído no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e viabilizado por meio de Parceria Público Privada (PPP).

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, ressalta a importância de a Cidade receber o evento. “Esse projeto já está viabilizado. Nunca estivemos tão perto de ver o início dessa obra. Agora, com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, a ligação seca ganha um impulso sem igual, sustentado pela vontade política, o que é fundamental . O túnel será um grande vetor de desenvolvimento para a cidade e região”, avalia.

“Com a evolução constante das operações portuárias e o crescimento da população, frota de veículos e turismo local, a intervenção tem se tornado cada vez mais necessária e urgente para garantir a expansão do Porto, eliminando o gargalo logístico que trava o desenvolvimento econômico regional e do País”, afirma o deputado Paulo Alexandre.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Adalberto Ferreira, esta é uma obra de engenharia que se tornará referência na América do Sul. “Com certeza, a melhor opção técnica possível para a transposição do canal do estuário. Toda a região será beneficiada, principalmente Guarujá, no Distrito de Vicente de Carvalho”, avalia, referindo-se também a outros projetos planejados e em curso de efetivação para o local, a exemplo da segunda fase da Avenida Perimetral e o Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá. 

FONTE/CRÉDITOS: REDAÇÃO
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, denúncia, estaremos respondendo assim que possível ; )