Portal Megalópole

Notícias GUARUJÁ

Prefeitura capacita profissionais da Educação sobre primeiros socorros

As capacitações prosseguem nesta terça (16), quinta (18) e sexta-feira (19), das 8 às 12 horas; e das 13 às 17 horas

Prefeitura capacita profissionais da  Educação sobre primeiros socorros
VANDRO PRADO/PMG
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Prefeitura de Guarujá iniciou na segunda-feira (15), um treinamento sobre primeiros socorros destinado, aos profissionais da rede municipal de ensino. A coordenação do evento é da Secretaria de Educação (Seduc)

As capacitações prosseguem nesta terça (16), quinta (18) e sexta-feira (19), das 8 às 12 horas; e das 13 às 17 horas, na Escola Municipal Presidente Franklin Delano Roosevelt, no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho. Neste primeiro momento, participam funcionários dos Núcleos de Educação Infantil Municipal (Neims) e Educação Infantil (Emeis).

Quem ministra a capacitação é o tenente do Corpo de Bombeiros, Cleonildo José dos Santos, da Universo Treinamentos. O bombeiro orientou sobre temas como crise convulsiva, desmaios, reanimação aguda pulmonar e engasgamento. Os profissionais puderam fazer demonstrações, como de massagem cardíaca, além de tirar diversas dúvidas.

“A ideia é que eles tenham uma experiência e qualidade no atendimento, sobre o que saber fazer naquele momento. Vi no olhar dos educadores a vontade de aprender, a interação, e que certamente farão a diferença em caso de uma ocorrência, tomando assim as medidas corretas”, contou.

A professora da E.M. José de Souza, Roberta Oliveira da Cruz Silva, considerou a iniciativa da Seduc muito importante. “Tinha apenas uma noção através de um HTPC (Hora do Trabalho Pedagógico Coletivo). Mas, o conhecimento de hoje foi bem mais profundo, porque a gente exerce a prática com o uso de equipamentos adequados. Depois de hoje me sinto mais preparada”.

Já a inspetora de alunos da E.M. Catarina Salgado, Djanira Ribeiro, se sentiu aliviada, pois nos 12 anos de profissão já passou por diversas situações. “Este treinamento é muito válido. Não fica só na apresentação por slide, pois aqui colocamos a mão na massa. Outro dia estava comentando com uma amiga da necessidade de saber atender uma criança que engasgou, por exemplo”.

O treinamento sobre primeiros socorros oportunizado pela Prefeitura de Guarujá também segue a Lei Lucas (13.722/18), que obriga as escolas, públicas e privadas, e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.

 

FONTE/CRÉDITOS: IMPRENSA PMG
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, denúncia, estaremos respondendo assim que possível ; )