Construir uma política pública, que tem como base a inclusão e direitos LGBTQIA+, a partir da escuta e participação da sociedade. Esse é o propósito da 1ª Conferência Municipal LGBTQIA+ de Santos, que acontece no sábado (15), a partir das 9h, na Universidade São Judas - Campus Unimonte (Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias).
Organizado pelo Conselho Municipal LGBT (CONLGBT), o evento terá debates, palestras, rodas de conversa, apresentações e oportunidades de troca de experiências e aprendizado. “O conselho tem um ano de lei de criação aprovada e 10 meses de diretoria executiva, então esse é o primeiro momento de convocação da sociedade para discutir políticas públicas, ações e serviços voltados ao público LGBT, uma população que por vezes é marginalizada, que sofre uma série de discursos de ódio e violência”, afirma o presidente do CONLGBT, Wellington Araújo, que destaca ainda que a participação da sociedade é fundamental em todas as fases desse processo, envolvendo diversos segmentos, como jovens, universidades, famílias, organizações, empresas e governos.
Para a realização deste primeiro encontro, foram realizadas anteriormente cinco pré-conferência em todas a as regiões da Cidade, onde foram destaque tópicos como as estratégias de combate à violência, geração de emprego e renda, garantia dos direitos humanos e institucionalização de políticas inclusivas em todos os setores, visando o apoio e respeito a todas as pessoas, independentemente da orientação sexual, para promover uma sociedade mais igualitária e respeitosa.
“Todas as propostas apresentadas e debatidas na Conferência são necessárias e vão orientar a produção de um e-book com as principais reivindicações de promoção da cidadania, combate ao preconceito e à violência direcionada ao público LGBT+”, afirma a coordenadora de Políticas para a Diversidade da Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), Taiane Miyake.
Na conferência, serão eleitos representantes de Santos para as conferências regional, estadual e nacional, onde vão debater propostas de políticas públicas e ações para a comunidade LGBTQIA+. As propostas municipais também serão a base para a criação de um plano decenal de políticas para este público, onde constarão metas a curto, médio e longo prazo.
Confira a programação (prévia):
9h - Credenciamento
10h - Leitura do Regimento Interno/Abertura Oficial
11h - Distribuição para Salas Temáticas
13h30 - Brunch
14h - Intervenção artística - Baixada Hip Hop
14h30 - Plenária
15h30 - Eleição dos Delegados
A conferência conta ainda com o apoio dos parceiros 3Pontos Mkt e Mídia, São Judas - Campus Unimonte, Movimento ODS Santos 2030, ACS Jovem, Acquafor Me e Fly Comunicação.
Comentários: