Em Guarujá, um grupo de amigos se mobilizou para auxiliar as vítimas das enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul. A equipe de voluntários esteve no município de Canoas durante uma semana, entre os dias 25 e 31 de maio, ajudando nos cuidados com os animais. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio das secretarias municipais de Educação, Gestão Administrativa e Saúde.
O servidor municipal Carlos José dos Santos e a esposa Vanléia Rocha, que é médica veterinária, idealizaram a ação com o apoio de amigos e sociedade civil, que se solidarizaram e contribuíram com um grande volume de doações de todos os tipos, como ração, alimentos, roupas, medicação humana e animal, entre outras. A Prefeitura de Guarujá cedeu três veículos - um caminhão baú, uma pick-up e um veículo leve -, além de alguns materiais para a viagem.
Após reunir todos os itens e equipamentos necessários, foi feito contato com a secretária de Bem-Estar Animal de Canoas, Fabiane Tomazi Borba, que foi bastante receptiva e agradeceu a ajuda tão necessária diante de tantos animais resgatados. Ela providenciou alojamento para o grupo na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
Além de Carlos e Vanléia, o grupo foi formado pelos também médicos veterinários José Jorge da Silva e Vitória Rodrigues; os estudantes de medicina veterinária Beatriz Martinez Laurindo Silva, Sarah Silvestre dos Santos e Dheyson Mendes Toledo; a auxiliar de veterinária, Marcia Rodrigues Hermenegildo; o motorista Cecílio Correia e Fabiano Raposo, que levou um caminhão baú próprio.
A equipe colaborou no suporte para cirurgias e atendimento em geral, além de ajudar na organização da estrutura montada junto à Secretaria de Bem-Estar Animal, para o acolhimento dos pets. O grupo levou aparelho de raio-x digital, de anestesia inalatória,equipamento para realização de exames de sangue e concentrador de oxigênio, todos particulares. As doações arrecadadas foram distribuídas em dois locais, Abrigo Mathias Velho e Abrigo Novo.
Adoções, reencontros e doações
Os voluntários ainda colaboraram com a adoção de quatro cachorros que voltaram com o grupo e ganharam um novo lar em Guarujá, por meio de divulgação junto aos amigos. E mesmo sem viajar com eles, a amiga Maria Elisabeth de Almeida Garrett Filgueiras, por meio do contato com Vanléia, proporcionou dois reencontros dos pets com seus donos em Canoas, inclusive uma cadela grávida. Elizabeth divulgou fotos enviadas na página ‘Pets achados e perdidos na enchente em Canoas’ do Facebook, que foram visualizadas pelos seus tutores.
Fabiano Raposo fez uma campanha de doação entre os amigos da comunidade da Pedreira e Barreira do João Guarda, em Guarujá, e conseguiu a doação de uma grande quantidade de roupas, entregue em um dos abrigos. Além de ir com o seu caminhão e recurso próprios, ele deu suporte na montagem do espaço onde a equipe ficou alojada.
“Voltamos para casa com saúde e orgulho do dever cumprido. Voltamos diferentes do que fomos, voltamos pessoas maiores e melhores. Obrigado a todos que de alguma forma colaboraram para que isso acontecesse. Tivemos a oportunidade de nos doar para ajudar animais e irmãos que não conhecíamos e vários que não vamos conhecer”, comentou Carlos José dos Santos
Agradecimento
A secretária de Bem-Estar Animal de Canoas encaminhou ofício à Prefeitura de Guarujá, agradecendo a colaboração da equipe. “Destacamos a importância do apoio logístico-operacional prestado pela equipe de Guarujá, que possibilitou a realização de cirurgias de pequena e alta complexidade, bem como o atendimento veterinário necessário para reduzir o sofrimento dos animais afetados pela catástrofe”.
Comentários: