Zerar fila de espera para ultrassonografia de bolsa escrotal. Esse é o objetivo da Prefeitura de Guarujá na programação definida pela Secretaria de Saúde (Sesau) para o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização da saúde do homem. Ao todo, serão quase 300 ultrassonografias de bolsa escrotal e de próstata que serão realizadas em dois dias de regime de mutirão.
O ponto alto da programação acontecerá na próxima segunda-feira (10), no Ambulatório de Referência em Especialidades (ARE), que fica na Rua Marivaldo Fernandes, s/n, na Vila Júlia, quando ocorrerá um mutirão de ultrassonografia de bolsa escrotal para zerar a fila. Atualmente, 81 pacientes aguardam por este procedimento, e todos foram agendados pela realizar neste dia.
Também no ARE, no dia 15, será realizado um mutirão de ultrassonografia de próstata, que deverá atender 200 homens, em ação que vai diminuir significamente a fila de espera para este exame. No mesmo dia e local, também ocorrerá mutirão de vasectomia. Simultaneamente, estarão sendo ofertados testes rápidos para ISTs, aferição de pressão e teste de glicemia capilar (Dextro).
Somando-se aos exames especializados, desde a última segunda-feira (3) já estão acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Família (Usafas) palestras nas salas de espera sobre a saúde do homem, com apoio da Residência Médica, sempre focando na prevenção do câncer de próstata.
Campo da Ponte Preta recebe ações de saúde masculina
Localizado no bairro Jardim Las Palmas, o Campo da Ponte Preta é conhecido no Município por receber diversos jogos de futebol de várzea todas as semanas. Desta vez, além do futebol, o local voltará as atenções para a saúde masculina. No dia 18, diversos atendimentos serão ofertados em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS).
Durante o dia, os homens poderão passar por consulta médica de triagem, avaliações e exames oftalmológicas, com retorno realizado no mesmo dia, em ação que contará com apoio da Van de Oftalmo, unidade móvel de oftalmologia. Também serão ofertadas aferição de pressão e Dextro, e vacinação contra doenças como Covid-19, influenza, sarampo, hepatite, febre amarela e tétano.
Além disso, profissionais de reabilitação promoverão alongamento e orientações sobre saúde do homem, uma equipe de Combate e Controle às Endemias orientará sobre o combate às arboviroses, e testes rápidos para ISTs também serão disponibilizados.
Comentários: